Google Tradutor/ Translate Google

sexta-feira, 3 de julho de 2009

७ सेते सेवेन O segredos do número 7 ७

bastante conhecido o prestígio do número 7, esse número primo presente nas culturas antigas e nas artes mágicas em todos os povos. as razoões para isso, no entanto, não possuem a mesma notoriedade e preencher esta lacuna é o objetivo desta nota. Em primeiro lugar, considera-se que a importância fundamental do setenário (conjunto de sete elementos) deve-se ao fato de que a própria dimensão espacial assume a forma de seis direções mais o ponto imóvel central, a referência fixa, o observador: nós, em suma. Se considerarmos que o triângulo é o simbolo do espírito e das forças cósmicas, fato comum a muitas civilizações, e que o quadrado representa o plano físico, a estrutura material, temos no número sete a reunião dos poderes do Céu e da Terra em um todo harmônico e unificado. Na teologia cristã, por exemplo, o número tem ampla recorrência, desde o Gênesis, quando Deus cria o mundo em 7 dias, até o Apocalipse onde aparece inúmeras vezes.
Também ocupa papel de destaque na doutrina o conceito das três virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade) e das 4 Virtudes cardinais (Força, Justiça, Prudência e Temperança). Os sete pecados capitais desempenham uma função contrária e são bem conhecidos, embora quase todo mundo esqueça algum ao tentar enumerá-los. assim apenas por uma função informativa, lembramos aqui esse sedutor elenco que nos torna tão desesperadamente humanos: Luxúria, Ira, Preguiça, Gula, Orgulho, Ganãncia e Inveja, em ordem decrescente de prefer~encia do autor.
Os 7 planetas da Antigüidade compunham a Astrologia da época e representavam os princípios cósmicos da formação da Vida. Eram o Sol, a Lua, Mercúrio, Vênus, Marte e saturno.
Curiosamente, os astrólogos de outros povos associavam esses corpos celestes a deuses com outros nomes mas de idêntica natureza. As sete estrelas que compõem a constelãção das Plêiades também atrairam a atenção dos astrólogos como símbolo do 7 cósmico e da força setenária primordial.
A disposição geométrica do trângulo e do quadrado unidos em uma mesma estrutura está presente em várias catedrais medievais e em templos orientais, como símbolo da "quadratura do círculo".
Naturalmente, não podemos esquecer as referências mais obvias e sobre as quais nunca indagamos as razões: as 7 notas musicais, as 7 cores do arco-íris, os 7 dias da semana e as 7 maravilhas da Antigüidade. Mais interessante é observar, por exemplo, que na dança escocesa das espadas, São Jorge vence o dragão acompanhado de sete santos, que o candelabro do Templo de Salomão tem 7 braços, que a lira de Orfeu tinha 7 cordas, que eram 7 as Hespérides que guardavam a árvore dos pomos de ouro, 7 os chefes que atacaram Tebas e 7 os que a defenderam, que eram 7 os filhos e filhas de Níobe, assassinados pelos deuses. Platão nos fala das 7 esferas celestes e das 7 sereias que cantam sobre cada uma delas. Onúmero também costuma aparecer em amuletos, rituais e oferendas mágicas, como as feitas para Exus e Pomba-Giras, Segundo Hipócrates, " O número sete, por suas virtudes ocultas, tende a realizar todas as coisas; é o dispensador da vida e a fonte de todas as mudanças, pois mesmo a lua muda de fase a cada sete dias. Este número influencia todas as coisas sublimes. Cola Alberich nos informa que: 'os pentes de 7 dentes eram símbolos mágicos em Susa; entre os chineses a 'raposa de sete caudas' é o gênio maligno; os santos e sábios tem 'sete orifícios' no coração; espíritos animais são sete; existem sete fadas de sete cores; no dia sete do sétimo mês celebram-se grandes festas populares e um dos amuletos prediletos é o lótus de sete folhas.
No Tibet são sete os emblemas de Buda; nas pirâmides sagradas de Mocha, na costa peruana, o templo do sol tem sete escalões. No Islã o número sete goza de grande prestígio: " há sete céus, sete terras, sete mares; dão-se sete voltas em torno do templo de Meca; há sete dias nefastos; o homem é formado por sete substâncias, são sete os aliments recolhidos..."
Em função de sua natureza singular e sintetizar a totalidade, o sete representa a harmonia do Universo e os poderes de compreensão do ser humano. Não é por outra razão que, no Tarot, o sétimo Arcano Maior é a Vitória. Também por isso a estrela de sete pontas é chamada Estrela dos Magos e tem destaque em vários tipos de rituais.(autor desconhecido)
São sete os chacras principais do corpo humano ( Coronário, Frontal, Larígeo, Cardíaco,Esplênico, Umbilical e Básico).
São sete as linhas da Umbanda nos Sete Tronos de Deus ( Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração), Sete Orixás são Universais( Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê e Iemanjá) e Sete Orixás são Cósmicos (Oiá-Tempo, Oxumaré, Obá, Iansã, Egunitá, Nanã e Omulu).

Nenhum comentário: